quinta-feira, março 30, 2023

Almada: Quando a Ficção Finta a Realidade...


Como é comum dizer-se nos nossos dias, Almada esta diariamente no "olho do furacão".

Ou seja, é cenário preferencial de uma das novelas da SIC ("Sangue Oculto"), em que se percebe que o responsável pela imagem é muito bom, pois consegue oferecer a todos os espectadores lugares paradisíacos do Concelho. A Costa de Caparica até parece uma das melhores praias que temos para se passarem férias, escondendo muito bem o que de facto não interessa mostrar. Excelente trabalho turístico!

Mas o que eu quero falar mesmo é da Almada-Cidade. O realizador a par do director de fotografia conseguem oferecer imagens de grande beleza, nem parece a cidade onde habito. Os "drones" foram uma grande invenção e possibilitam imagens aéreas nocturnas e diurnas dignas das grandes séries. Mesmo os grandes planos são muito bem escolhidos, até porque Almada tem lugares realmente agradáveis e bonitos.

Claro que esta não é a cidade que os almadenses enfrentam todos os dias, com as estradas cada vez mais esburacadas (agora há a moda de sinalizar os buracos em vez de os tapar...) ou com os contentores cheios de lixo, que acaba por se acumular nas suas redondezas...

Provavelmente a CDU nunca mais será poder em Almada (os tempos e as gentes são diferentes...), mas até pessoas que nunca votarem nesta força política, dizem que nunca se sentiram tão "abandonadas" como na actualidade. Não se vê um político, mesmo da Junta de Freguesia, nas ruas (que saudades Renato...), a tomar o pulso da cidade. 

E claro, não conseguem fugir da realidade, por mais telenovelas bonitinhas que façam tendo Almada como cenário. E desabafam que nunca viram  a cidade tão suja e desmazelada...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


3 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente a política hoje é isso, a finta da realidade pela ficção e chegámos à ficção de a democracia se restringir à "eleição democrática" ou escolha de quem nos vai apertar o pescoço durante os próximos 4 anos.
Não tenhamos dúvida, a "democracia" instalou-se e está a funcionar.
Quem não vota não é democrata.

Anónimo disse...

Na verdade há eleitos-autarcas-que não sabem, nem querem saber o que é ser autarca. Portam-se ou assumem-se mais como administradores-delegados do que como autarcas.
Têm vergonha (infelizmente) da proximidade da população ou de se aproximarem desta, excepto quando vêm pedir o voto. Aí ousam vestir-se de uma outra roupagem (falsa).É a farsa política.
O concelho de Almada não merece isso. Já chegaram 43 anos.

Graça Pires disse...

Concordo que a política se está a tornar, em muitos casos, uma ficção oposta à realidade...
Uma boa semana com muita saúde.
Um abraço.