terça-feira, novembro 30, 2021

O "Casamento" entre Rotundas e Semáforos Raramente é Feliz

Na Praça Gil Vicente, em Almada  (depois da Praça da Renovação...), as pessoas que se acham muito entendidas em trânsito e têm o poder de alterar as coisas, resolveram mudar, a espaços, esta rotunda. Como de costume, fizeram algumas mudanças positivas e outros tantos disparates.

O maior de todos foi a colocação de mais semáforos ao longo de toda a rotunda. Se com a passagem do Metro (que tem sempre a prioridade...), já se instalava a confusão, imaginem agora com semáforos para peões e para carros, que irão parar ainda mais o trânsito nesta Praça. Até porque a única alternativa que os peões têm para passarem com o sinal verde, é carregarem no respectivo botão, obrigando o trânsito a paragens desnecessárias (no meu ponto de vista, claro...). Ou seja, ontem era mais simples e fácil circular que hoje, para toda a gente, na Praça Gil Vicente. Às vezes estas mudanças prendem-se com acidentes, mas neste lugar, por ser uma zona onde normalmente se circula a pouca velocidade, está longe de ser um lugar perigoso para peões.

Outra alteração que não "lembra ao careca" foi a mudança de local da paragem dos autocarros, do lado do café "Repuxo". Consegue ser também pior para os utentes dos transportes públicos e para os automobilistas.

Embora não seja um entendido na matéria, sempre pensei que a criação de rotundas tinha como objectivo ajudar o trânsito a fluir... Mas como todos sabemos, "quem manda pode". 

Felizmente, como ainda não mandam nas nossas palavras, vamos tendo o direito de expressar a nossa opinião.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


1 comentário:

Graça Pires disse...

é bom poderes expressar a opinião. Mas é pena as coisas menos boas que essas alterações provocaram.
Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
Um abraço.