quinta-feira, maio 05, 2016

Francisco Bronze, um Construtor de Sonhos

Há poucas horas assisti à projecção do filme, "Um Construtor de Sonhos", realizado por Quintino Bastos, que depois foi complementado com uma conversa aberta entre o protagonista, o artista plástico Francisco Bronze, o homem que fez as perguntas no documentário, Gabriel Silva e a plateia interessada que apareceu na sede da Imargem.

A "fita" está muito bem realizada, oferecendo-nos um retrato fiel - de alguma forma intimista - do pintor que vive em Almada desde o final dos anos 1950 e está ligado aos mais importantes movimentos artísticos da Cidade, que culminaram com a fundação da Imargem em 1982, organizadora da "Arte em Festa", que decorre entre 2 de Maio e 15 de Junho.


A conversa também foi boa, com algumas perguntas pertinentes sobre o percurso artístico e a temática dos quadros do Xico Bronze, uma das figuras mais emblemáticas de Almada no campo das artes, pela sua sabedoria e simplicidade.

(Fotografias de Luís Eme)

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Deve ter sido interessante. Andei por fora os três primeiros dias deste mês, de Lisboa fui ao Minho, e depois ao Porto. Ontem quis pôr em dia as visitas, mas não conseguia entrar nos blogues, e nos poucos que entrei não me deixou comentar. Daí a ausência
Abraço

Graça Pires disse...

Sempre há belíssimas iniciativas por aí...
Um abraço, Luís.