segunda-feira, setembro 28, 2015

Visita Guiada ao Caramujo


No sábado à tarde participei numa visita guiada à antiga zona industrial da Cova da Piedade, que tinha como epicentro o Caramujo, pela sua proximidade com o Tejo, organizada pelo Museu da Cidade e pelo Centro de Arqueologia de Almada.

Aprendi algumas coisas, como acontece sempre nestes passeios. Por exemplo não fazia ideia que o cais que se prolongava ao longo do Caramujo esteve activo até ao final dos anos 1960, princípios dos anos 1970 (começou a ter problemas de assoreamento depois da construção dos Estaleiros da Lisnave...).

Mas o pior de toda aquela história é o seu abandono (aqui também entra a Câmara Municipal de Almada, proprietária dos Silos e de toda a zona envolvente). 

Provavelmente acabará por ser tudo destruído, depois de anos e anos de pilhagem, só não sabemos em que ano...

No final da visita guiada realizou-se um colóquio no Museu da Cidade onde se iriam debater questões relativas ao passado, presente e futuro do espaço. Não tinha pensado ir por várias razões. Uma delas é o facto de estar cansado de participar em encontros onde se dizem muitas coisas interessantes para no fim ficar tudo na mesma...

2 comentários:

almadalmada disse...

Nestas coisas é normal o abandono do património pela Câmara Municipal de Almada e aí bem perto do Caramujo há outros exemplos onde a CMA pôs as mãos.
Pelas semelhanças de regime político mandante e vocação para o quanto miserável e abandonado melhor, atribuindo responsabilidades a outros, será que Almada está destinada a ser em degradação de edifícios "a Havana de Portugal"?
Isto para não falar na lixeira pública que é Almada cidade e o concelho.

almadalmada disse...

Ainda a propósito deste assunto:
Que legitimidade democrática, equidade de justiça, ética democrática e solidária para com os munícipes tem esta Câmara Municipal de Almada para agravar o IMI a proprietários de edifícios em degradação e/ou desabitados quando não fazem obras de restauro e conservação dos mesmos e, a mesma Câmara Municipal de Almada não faz as obras e restauro dos edifícios ou estruturas que adquiriu com o dinheiro dos munícipes, muitas vezes com a única finalidade eleitoralista?
Esta Câmara esquece-se ou faz-se esquecida que apadrinhou o congelamento das rendas que "os democratas" determinaram e foi uma das causas, talvez, a maior, que contribuiu para a degradação da crise habitacional que ainda permanece, na recuperação do património habitacional de arrendamento edificado.
Era mais fácil aderir à demagogia e ao eleitoralismo do que pensar no futuro e na viabilidade do parque habitacional e na estabilidade social do País.
Houve muitas situações e há, que devido ao congelamento das rendas os senhorios (apelidados de fascistas e capitalistas) foram reduzidos à miséria, quando, inquilinos pagavam rendas baixíssimas para o valor habitacional, embora tivessem seus carros (alguns de gama alta) em garagens alugadas onde pagavam rendas n vezes superiores às que pagavam nas habitações onde moravam e estas não podiam ser actualizadas por legislação.
O triste democraticamente é que estas situações tinham a cobertura e defesa dos ditos impolutos defensores da classe operária.
Não há dúvida que este tipo de democracia interessa só a alguns...os tais oportunistas e não democratas verdadeiros, que só sobrevivem através da demagogia e exploram o miserabilismo e o analfabetismo cultural democrático funcional.
Os simpatizantes de regimes autoritários e totalitários de direita ou de esquerda nunca simpatizaram com a cultura do povo, sobretudo quando este adquire "o péssimo" gosto de fazer perguntas e questionar os eleitos.

Caro Luís me desculpe mas, senti que não deveria deixar de expressar esta minha impressão, que logicamente não pretendo com ela ser senhor da verdade, mas tão só exercer o meu direito em democracia, embora sabendo que em regimes totalitários ou de democracia totalitária tal não tenha qualquer valor.
Há gente que sendo eleita em democracia ou em falsa democracia, entende que tem o direito e legitimidade de desrespeitar as opiniões posteriores dos cidadãos ou munícipes (são os ditadores camuflados que se submeteram ao sufrágio eleitoral).

É por isso que a abstenção nesta democracia vai aumentando, dando oportunidades aos ditadores de direita ou de esquerda, estes até dizendo que são democratas.
Já vai faltando paciência a muitos portugueses para legitimarem oportunistas em política venham eles de onde vierem.

Com meus cumprimentos, um abraço e as minhas desculpas mais uma vez, por este desabafo democrático no seu blog.