quarta-feira, junho 17, 2015

Um Livro Especial


Dia 20 de Junho, sábado, às 16 horas, o Salão de Festas da Incrível vai acolher a apresentação da biografia, "António Henriques, o Associativista e o Historiador de Almada e das Suas Colectividades" escrita por mim e por Carlos Guilherme Sanches de Almeida.

É um livro especial, por várias razões. 

Por me ter aproximado da vida e obra de António Henriques, um grande Incrível e um grande Almadense, no ano do centenário do seu nascimento. Não tenho qualquer dúvida que se não me envolvesse neste trabalho biográfico não teria a noção de toda a sua grandeza humana e intelectual.

Por ter sido escrito com  um daqueles amigos que dizem sempre presente, e que foi muito importante na concepção desta obra. 

Claro que nem tudo foram rosas. Tudo indica que este livro irá marcar o meu afastamento - pelo menos nos tempos mais próximos - da historiografia de Almada. 

Isso não acontecerá por falta de projectos, mas sim por falta de apoios  - e de respeito por autores com obra feita (este é o meu décimo primeiro livro sobre a história do Concelho...).

Provavelmente os responsáveis do Município e das Juntas de Freguesia estão à espera que além de todas as horas de trabalho em investigação e a aquisição de documentos (nunca contabilizados nos custos), ainda tenhamos de arcar com as despesas de impressão dos livros. 

Em relação à minha pessoa, podem esperar, mas levem um banquinho.

1 comentário:

Manuela disse...

É com enorme satisfação que comento a edição deste livro respeitante ao Senhor António Henriques, pessoa que tive a honra de conhecer como um grande incrível e almadense.

Bem haja