quarta-feira, julho 10, 2013

Escrever ao Sabor da Inspiração


Há palavras mais fortes que outras, que usamos ao sabor da inspiração e que muitas vezes têm de ser terceiros a chamarem-nos a atenção, como se fizéssemos mau uso delas ou fossemos injustos.

É então que nos "salta a tampa" e dissemos o que devemos e não devemos.

Depois de ter desabafado, de ter dito que sim, que eram um bando de gente que se servia do trabalho dos outros para ascender a cargos superiores e que muitas vezes nem sequer sabiam estar, ao ponto de deixarem cadeiras vazias, sem sequer justificar a ausência.

Mas ele lá conseguiu que eu apagasse a palavra "demagogia" no texto, em nome de "interesses superiores", neste tempo em que o que falta em coragem e honestidade, sobra em "conversa da treta".

Lembrei-me logo da minha Mãe, boa nestas coisas dos "paninhos quentes" e do meu Pai, claro, demasiado apaixonado pela liberdade para se deixar condicionar...

Nestes casos sei que sou muito mais "Pai", por isso é que às vezes preciso que me coloquem "travões", especialmente quando estão em causa interesses colectivos e não individuais.

O óleo é de David Adickes.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Tu lá sabes do que estás a falar mas se te saltou a tampa tenho a certeza que foi com razão!

Abraço

Luis Eme disse...

pensei nisso e estive quase para escrever uma "nota", mas acho que acontece a muito boa gente que escreve e se esquece de usar a "auto-censura", Rosa.

uma coisa é escrever em blogues outra é em jornais ou revistas...