sábado, outubro 20, 2012

O Associativismo e Ser Benfiquista


Já tinha ouvido falar, mas agora pude confirmar através do site oficial do Município de Almada.

A Autarquia cedeu um terreno de 800 metros quadrados à Casa do Benfica da Charneca de Caparica, na mesma localidade, para a construção da sua sede social.

Pessoalmente considero esta benesse ofensiva, até por estarmos a falar de uma colectividade que apenas foi fundada em 2005 e a quem eu não reconheço um trabalho relevante no campo desportivo, recreativo ou cultural, prestado ao Concelho.

Eu que estou ligado ao movimento associativo almadense desde a primeira metade dos anos noventa e sei das dificuldades que a maior parte das colectividades passam para conseguirem sobreviver, mesmo fazendo o pino, não compreendo esta atitude dos governantes da Cidade. 

Claro que nas relações entre a política e o futebol, o que existe mais por aí são coisas que escapam ao nosso entendimento.

O mais curioso e elucidativo sobre esta Associação, são as palavras escritas na mensagem  de boas vindas aos benfiquistas do seu site: «Estamos aqui para apoiar a nossa equipa desportiva favorita e organizar e aumentar a nossa plataforma de fãs [...]» Diz quase tudo.

Registo de interesses: sou benfiquista, mas não confundo nem misturo as coisas.

10 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

E tens muita razão!
Não sou benfiquista mas se fosse também não concordaria e ainda por cima com esse objectivo bem claro no seu site!

Abraço

Anónimo disse...

Sou benfiquista convicto.
O que interessa se, o que aqui se vê, é um oportunismo de quem deseja, através da subsídio-dependência, chamar a si alguns milhares de votos?

Será que alguém conhece o termo 'dignidade'?

Rui Manuel Mesquita Mendes disse...

Caro Luís,

Não podia estar mais de acordo consigo ... aliás fiquei muito chocado com a subserviência da CMA para com uma instituição que mesmo sendo uma das mais importantes dos país é um Clube que não é de Almada nem não costuma aqui realizar quaisquer tipos de eventos, como faz por ex. no Seixal ou em Odivelas ... ter um presidente e alguns jogadores que aqui vive é muito pouco ....

Deixo aliás aqui uma crítica por p. ex. terem feito esta deferência mas por ex.º onde está a homenagem devida a jogadores naturais de Almada como o Figo e o Varela, que foram campeões nacionais e internacionais de valor?

Cristina Caetano disse...

Concordo. Existe uma cegueira fanática com relação ao futebol que foge da minha compreensão. Torço pelo Benfica e acho que esse tipo de atitude ultrapassa o bom senso.

Beijos

Luis Eme disse...

é daquelas coisas que poucos percebem, Rosa.

Luis Eme disse...

os seis milhões de benfiquistas são um "must", Observador.

Luis Eme disse...

é no mínimo chocante, Rui.

ainda por cima numa altura que a maioria das colectividades passam por grandes dificuldades.

Luis Eme disse...

onde há o bom senso neste país, Cris?

fugiu!

Anónimo disse...

Para além das palavras justas a fotografia tem a ver com o meu poema para o Pavão. Espantoso, foi nesse dia de chuva que o poema começou a nascer... Um abraço JCF

Luis Eme disse...

abraço, JCF.