sábado, julho 16, 2011

Em Agosto Volto


Como tem sido hábito, na segunda quinzena de Julho vou de férias. Tento mesmo que seja um período de descanso, é por isso que me afasto de todas as rotinas do dia a dia, inclusive a blogosfera.


São quinze dias em que não terei nenhum computador por perto (eles também vão de férias...), porque sabe bem voltar a um mundo mais calmo, mesmo que seja por pouco tempo, sem relógios e sem a pressão de ter de cumprir prazos.

Em Agosto volto.

quinta-feira, julho 14, 2011

O Mar-Tejo


Estes dias ventosos têm oferecido ondas ao rio, fazendo que o Tejo pareça um mar.

Claro que falo de um mar pouco selvagem, sem ondas para surfistas...

segunda-feira, julho 11, 2011

As Casas de Madeira da Costa


Eu nunca tive dúvidas que as casa de madeira que invadiram várias praias da Costa de Caparica, não tinham qualquer valor histórico, nem sei porque lhe chamam palheiros...


Também foi esta a conclusão dos estudos encomendados pela famosa "CostaPolis", pelo que acabarão por ser derrubadas.

O argumento (falso) de que as casas de madeira estavam ao nível das construídas pelos pescadores da Vieira de Leiria e das margens do Tejo e Sado, lá caiu por terra.

Estas casas sempre foram habitações de veraneio de algumas famílias que viram ali uma boa oportunidade de ter uma casa de férias de baixo custo, no domínio público marítimo, numa altura em que as praias da Costa estavam longe de ser concorridas como na actualidade.

sexta-feira, julho 08, 2011

Praias do Ginjal sem Banhistas


Embora o Tejo esteja muito menos poluído, as praias do Ginjal continuam praticamente sem freguesia, se esquecermos claro, a meia-dúzia de miúdos, quase filhos da rua, capazes de refrescar o corpo nas águas do rio, sem preocupações com doenças de pele ou outras...

E nestes dias quentes, apetece tanto um mergulho...

segunda-feira, julho 04, 2011

28º Festival de Teatro de Almada


Começa hoje o 28º Festival de Teatro de Almada.


Até ao dia 18 há teatro para todos os gostos e pelo que tenho ouvido na publicidade o festival já chega a Coimbra.

Há uns anos que não assisto a qualquer peça do festival, no início desculpava-me com o facto de ter filhos pequenotes, mas não é só isso.

Como agente cultural de Almada não posso aceitar a desigualdade que existe entre a Companhia de Teatro de Almada e os restantes grupos de teatro e associações que se dedicam à cultura.

Para uns são distribuídos milhões, para outros tostões.

Digo isto sem questionar a valia da Companhia e do seu responsável, que tem dado muito ao Concelho.

Só que não sou parvo nem gosto que façam de mim pateta.

domingo, julho 03, 2011

As Marchas de Almada


As Marchas Populares de Almada voltaram a ter o seu epilogo no Pavilhão dos Desportos do Feijó, nas noites de 1 e 2 de Julho.
Não há grandes coisas a dizer, pois o acontecimento está a tornar-se muito igual, ano após ano.

Mesmo a "clubite" entre freguesias, não é para levar muito a sério e ainda menos o discurso do vereador da Cultura, António Matos, quando diz que são as melhores marchas de Portugal...

Sobram os sorrisos e a alegria dos marchantes, onde ainda se nota alguma genuinidade.