sábado, fevereiro 09, 2013

Transformar o Complexo Fabril Romano de Cacilhas num Pólo Turístico


O Plano de Pormenor e Reabilitação Urbana e Funcional de Cacilhas de 2013 está a causar algumas preocupações na população local, por várias razões. 

Uma delas também é partilhada pelo Centro de Arqueologia de Almada: a salvagurada e valorização de um Complexo Fabril da Época Romana, descoberto em 1981 por esta Associação e que é constituído por várias cetárias (tanques para a preparação de conservas e molhos de peixe) milenárias. 

É por isso que recomenda, que seja respeitado o que consta no Decreto Lei 140/2009 (constituição de equipas de projecto e intervenção com formação académica e experiência profissional adequada à especificidade do sitio).

Numa altura em que se tentam criar pólos de interesse turístico e histórico no Largo de Cacilhas (já lá está a Fragata D. Fernando II e espera-se um dos Submarinos desactivados da Marinha, na doca ao lado...), penso que era boa ideia o Município trazer este Complexo Fabril Romano à superfície, aproveitando as suas potencialidades como espaço museológico, o que só iria valorizar toda a área envolvente. 

Sem comentários: