quarta-feira, agosto 08, 2012

A "Adorável Almada"



Em 1959  Augusto Sant'Ana D'Araújo publicou o seu livro de poemas, "Adorável Almada", dedicado à terra onde nasceu e se fez homem.  Publico aqui o primeiro verso do poema que ele dedicou à Cultura Almadense:

Cultura Almadense

A elevação e grandeza de uma Terra
Nunca se afirma só no seu crescimento,
Mas muito mais no esforço que descerra
A cortina que escurece o pensamento.
Pode ter a acção fabril envergadura
E ser a urbanização toda espavento,
O valor porém, da Terra é a a Cultura
- A Cultura que lhe é frente e alimento.

[...]

2 comentários:

Daniel Simões disse...

Boa tarde!

Venho por este meio pedir que divulgue em seu blogue o livro "Almada dos Meus Olhos" que está a ser publicado, capítulo por capítulo, num blogue. Caso decida divulgar peço que cole o seguinte texto junto com a imagem em anexo. Grato!

Daniel Simões

O lançamento do livro "Almada dos Meus Olhos - Os últimos Tempos em Portugal", da autoria de Daniel Simões, está a acontecer online, no logue www.almadadosmeusolhos.blogspot.com : vem ser lançado um capítulo de cada vez. Acompanhem! Deixem os vossos comentários!
“Tudo aconteceu nas ruas de Almada, após a passagem do milênio, entre as noites de uma 6ª Feira e de um Sábado. Numa visão fora-da-caixa, fomos levados a passear pelos caminhos do “Vai-de-Roda”, na contínua oscilação entre a poesia, as tradições da Alma Portuguesa e um sentimento underground. Descobrimos uma cidade – o seu comércio, as suas indústrias, os seus estaleiros, as suas associações, a sua juventude, os seus idosos, logo, os próprios almadenses – à mercê dos interesses obscuros das políticas internacionais e das corporações multinacionais, impondo uma sociedade materialista e consumista que dominava quase todo o planeta. Uma viagem entre o microcosmos do autor - e dos personagens que o rodeiam: os filhos do 25 de Abril de 1974 - e o macrocosmos duma sociedade em plena decadência, onde a salvação talvez esteja na verdadeira amizade.”

Luis Eme disse...

David Simões,

publiquei apenas este comentário, dos vários que enviou. é a forma de divulgar o seu trabalho.

em relação ao resto, faça pela vida e escreva coisas que agradem aos almadenses.

boa sorte